Skip to content

A Caravana

Nova Soure, Cipó, Ribeira do Pombal, Banzaê, Tucano, Euclides da Cunha, Canudos, Monte Santo, Itiúba, Valente, Conceição do Coité e Serrinha serão as 12 cidades por onde a IV Caravana Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) vai passar, entre os dias 25 e 30 de maio. Denominada Sertão Baiano, a Caravana composta pelo secretário estadual de cultura, Albino Rubim, e dirigentes dos principais órgãos e instituições vinculados à Secretaria, visitará três territórios de identidade: Sisal, Semiárido Nordeste II e Sertão do São Francisco, com o objetivo de conhecer a realidade e adequar ações públicas às demandas de cada lugar.

 

O roteiro de visitas inclui a Comunidade Quilombola de Caboje (Cipó), a Aldeia dos Kiriris e Projeto Rádio Kiriri no Povoado de Mirandela (Banzaê), à Cooperativa regional de Artesãs Fibras do Sertão (Valente) e ao Parque e ao Memorial de Canudos (Canudos), além de pontos de cultura e leitura espalhados pelos territórios que serão visitados. As caravanas culturais aprofundam o conhecimento sobre cada lugar e fornecem insumos para que a SecultBA desenvolva políticas culturais qualificadas e sintonizadas com os territórios. “Esse diálogo intercultural é uma das diretrizes da Secretaria, portanto a Caravana funciona também como ferramenta para estabelecer contato com agentes e gestores culturais dos territórios de identidade, aproximando a população da política cultural do estado”, afirma o secretário estadual de Cultura da Bahia, Albino Rubim.

 

Desde 2012, as caravanas da SecultBA já passaram por 22 municípios de cinco territórios de identidade do Oeste e Sul da Bahia, além de sítios arqueológicos da Chapada Diamantina. Entre os objetivos do projeto, estão o incentivo à organização dos artistas locais e o conhecimento e adesão das cidades ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). Durante a viagem, são realizadas visitas a projetos, espaços e instituições culturais dos municípios, além de apresentações das culturas locais e conversas com a população.

 

“Aproximamos ainda mais a população da política de cultura que vem sendo aplicada no Estado baseada nas diretrizes da SecultBA, como a construção de uma cultura cidadã, aprofundamento da territorialização da cultura e alargamento das transversalidades da cultura, além de identificar os agentes de cultura e as produções artístico-culturais expressivas de cada território”, diz a superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Taiane Fernandes.

 CONFIRA AQUI A PROGRAMAÇÃO

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 18 de março de 2013 14:35

    Esta faltando o link de Porto Seguro entre as cidades.

  2. 23 de março de 2013 23:32

    Caravana à vista! É um verdadeiro pindorama de cultura!Parabéns SECULT

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: